sábado, 10 de setembro de 2016

Windows Live Writer agora é Open Live Writer !

Escrever para blogs sem um Editor de Textos como o Open Live Writer é uma tarefa bastante árdua, não é verdade?

Pois bem, para quem já trabalha com blogs há algum tempo, ter um editor de textos para blog não é novidade pois o Windows Live Writer cumpria bem com sua função.

Porém há pouco tempo, por uma decisão da Microsoft, o Windows Live Writer teve suas atualizações descontinuadas e deixou de ser compatível com o Blogger em função do novo sistema de autorização.

Antes, um pouco da história do surgimento do Open Live Writer

Como já adiantei no inicio deste artigo, a Microsoft era a produtora do editor de textos para blogs mais famoso da atualidade e anunciou que o mesmo passaria ser código aberto (Open Source). Isso significa que outras empresas poderão ter acesso ao código e desenvolver complementos e melhorias para este editor.

Surgiu então dessa maneira o Open Live Writer, que nada mais é que a continuação do Windows Live Writer, porém agora com a expectativa de melhorias muito mais constantes que a ferramenta anterior.

Um outro agravante que esta gerando muito problema para quem não se atentou a esta fase de mudanças foi o fato de que o Google (por consequência o Blogger também) fez melhorias em seu sistema de autenticação passando de OAuth1 para OAuth2 e após isto o Windows Live Writer não foi mais compatível com o Blogger.

Mais como funciona o Open Live Writer?

Neste primeiro momento, o Open Live Writer continua como um editor de textos para blogs idêntico ao Windows Live Writer, inclusive nas funcionalidades e aparência.

Porém com o tempo a tendência é que ele sofra atualizações. A grande vantagem é que com o Open Live Writer agora é possível trabalhar com o Blogger, o que já não é mais possível com a versão anterior.

Além é claro do fato de que o Open Live Writer continuará tendo atualizações enquanto seu antecessor já não será mais mantido pela Microsoft.

Ele continua sendo gratuito e para fazer o download basta clicar no ícone abaixp

botao

Sou iniciante, como faço para usar o Open Live Writer?

Como o Windows Live Writer  é muito semelhante ao Open Live Writer vou deixar 4 artigos onde você poderá ter as informações necessárias para utilizar a ferramenta:

Utilizando Windows Live Writer para escrever em seu blog;

Utilizando Windows Live Writer com os novos recursos do Blogger;

A Versão Beta do Windows Live Writer;

Plugins para Windows Live Writer;

Espero que possa continuar usando seu editor de textos para blog normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics