A COREL é amplamente conhecida pelas suas soluções gráficas, para escritório e de produtividade pessoal, incluindo programas que se tornaram ferramentas indispensáveis quando o assunto é criatividade aliada a qualidade. Isto pode ser comprovado pelo portfólio de produtos da empresa que inclui algumas das mais populares e reconhecidas marcas de software do mundo, entre elas a Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW®, o Corel® Painter, o Corel WordPerfect Office e o compressor de arquivos WinZip.
A história da empresa começou na cidade canadense de Ottawa em 1985 quando o inglês Michael Cowpland fundou um laboratório de pesquisa de informática para desenvolver programas de editoração gráfica, chamado Cowpland Research Laboratory, que rapidamente passou a ser conhecido por sua abreviatura: COREL. Em seus primeiros anos a pequena empresa viveu na obscuridade do enorme mercado de computação gráfica, que na época estava crescendo a níveis altíssimos. Mas tudo começou a mudar quando uma pequena equipe de desenvolvimento da empresa que criava soluções de editoração eletrônica percebeu que deveria haver uma melhor maneira de criar elementos gráficos no computador. A concretização dessa brilhante dedução foi o desenvolvimento do CorelDRAW, um aplicativo surpreendentemente original que estabeleceu um novo padrão para software gráfico ao ser lançado no mercado em 1989.
O novo e revolucionário CorelDRAW possibilitava a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros e CDs, imagens de objetos (como por exemplo botões, ícones, animações gráficas) para aplicação nas páginas da Internet e confecção de cartazes. A segunda versão do software foi lançada em 1991, e continha novidades como a ferramenta envelope (para distorção de texto ou objetos usando uma forma primária), mistura, extrusão (para simulação de perspectiva e volume em objetos) e perspectiva (para distorcer objetos ao longo dos eixos X e Y).
-Apesar do enorme sucesso do CorelDRAW, a empresa, em 1996, tentando competir com o editor de texto Microsoft Word, adquiriu o programa de processador de texto WordPerfect da Novell por US$ 158 milhões. Com novos produtos em seu portifólio, a COREL se transformava em uma empresa de ponta no segmento de editoração gráfica. Em 1999, a COREL tentou criar o MacOS da plataforma PC, lançando no mercado o CorelLinux. A ele agregou a sua suíte CorelDRAW, o Corel Wordperfect e distribuiu gratuitamente o Photopaint, como merchandising para seu novo produto. Apesar do investimento, não obtendo o lucro esperado, abandonou o segmento Linux pouco tempo depois. Analistas afirmaram na época que a injeção de US$ 200 milhões por parte da Microsoft na empresa, que em 2001 vivia uma grave crise financeira, teve como condição o encerramento de qualquer atividade que envolvesse tal sistema operacional.
Esse período foi marcado também por um duro golpe sofrido pela COREL, quando em agosto de 2000, seu fundador anunciou que estava deixando a liderança da empresa para dedicar seu tempo à “start-ups”' (empresas em fase inicial de operações). O resultado desse período de turbulência foi a aquisição da COREL, no mês de agosto de 2003, pela Vector Capital, empresa baseada em São Francisco na Califórnia. A partir de então, a COREL virou o jogo no mercado, alcançando níveis recordes de lucratividade e de crescimento em todas as linhas de produtos. No ano seguinte, com a injeção de capital dos novos proprietários, a COREL adquiriu a Jasc Software, Inc., empresa produtora do programa de edição de gráficos bitmap Paint Shop Pro, fortalecendo ainda mais sua posição no segmento de editoração e tratamento de imagens digitais.
Em meados de 2005 a empresa incorporou ao seu portifólio de produtos o programa compressor de arquivos Winzip, após adquirir a WinZip Computing. Recentemente a COREL lançou no mercado a Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW X3, uma importante atualização do famosos software que inclui mais de 40 recursos novos e aprimorados que beneficiam diretamente o fluxo de trabalho de designers profissionais, bem como de usuários que utilizam o produto ocasionalmente. Quer estejam criando logotipos de empresas ou trabalhando para cumprir cronogramas de produção rigorosos, os usuários podem transformar idéias em resultados profissionais com a ajuda dessa suíte integrada de aplicativos. Desenvolvidos para ajudarem as pessoas a se tornarem mais produtivas e expressarem seu potencial criativo, os softwares da COREL se empenham em definir um alto padrão com produtos repletos de recursos que são mais fáceis de aprender e utilizar. Em janeiro de 2010, o grupo de private equity Vector Capital, que já detinha 70% da empresa, recomprou o restante das ações negociadas em bolsa e fechou capital da COREL.
Versões
Para ver como eram as telas de abertura clique aqui, logo abaixo uma prévia das evoluções de cada versão
- Versão 1.1 (1989): revolucionário software vetorial com ferramentas que capacitavam a utilização de fontes “ttf” de 0,01pt a 400pt, processo este somente realizado com a ajuda de postcript de impressão.
- Versão 2 (1991): ferramenta envelope (para distorção de texto ou objetos usando uma forma primária), mistura, extrusão (para simulação de perspectiva e volume em objetos) e perspectiva (para distorcer objetos ao longo dos eixos X e Y).
- Versão 3 (1992): Incluía o Corel PHOTO-PAINT* (para edição de imagens bitmap), CorelSHOW (para criação de apresentações on-screen), CorelCHART (para tabelas gráficas), Mosaic and CorelTRACE (para vetorização de bitmaps). A inclusão deste software originou as verdadeiras suítes gráficas.
- Versão 5 (1994): Corel Ventura foi incluído no pacote (e logo após vendido como um programa em separado). Era um software de layout (programação visual, diagramação) como o Adobe PageMaker ou o InDesign.
- Versão 6 (1995): Interface customizável, ferramentas Polígono, Espiral, Garfo e Borracha. Corel Memo, Corel Presents, Corel Motion 3D, Corel Depth, Corel Multimedia Manager, Corel Font Master e Corel DREAM (para modelagem em 3D) foram incluídos no pacote.
- Versão 7 (1996): Barra de Propriedades sensível ao Contexto, Print Preview com opções de Zoom e Pan, Scrapbook (para visualização de objetos gráficos em arraste-e-solte), opção para Edição em HTML, opções de exibição tipo rascunho e aperfeiçoada, preenchimento interativo e ferramentas de mistura, ferramentas de transparência, Ferramenta Natural Pen, localizar e substituir, conversor de vetor para bitmap (no CorelDRAW), verificador ortográfico. O pacote incluía os programas Corel Scan e Corel Barista (edição para web).
- Versão 8 (1997): Digger selection, Docker windows, Distorção Interativa, 3D, Envelope e Ferramentas, Realistic Dropshadow tool, Mistura interativa de cores, Editor de Paleta de cores, linhas-guia como objetos, páginas de tamanho customizável, suporte à duotone. O Corel Versions foi incluído neste pacote.
- Versão 9 (1999): Mesh fill tool (para preenchimento complexo de cor), Artistic Media tool, Publish to PDF features, embedded ICC colour profiles, Multiple On-screen Color Palettes and Microsoft Visual Basic for Applications 6 support. O pacote incluiu o software Canto Cumulus LE, de gerenciamento de mídia.
- Versão 10 (2000): Corel R.A.V.E. (aplicativo para animação vetorial), Formas Perfeitas, ferramentas para gráficos Web (para criação de elementos interativos como botões), Page sorter, Suporte a documento multilíngue, janela Navigator.
- Versão 11 (2002): Símbolos de biblioteca, corte de imagem (desenho de web de soldado pára-quedista), escovas vetoriais sensíveis a pressão, instrumentos de desenho de 3 pontos.
- Versão 12 (2004): guias dinâmicas, Smart Drawing tools, opção de Exportar para MS Office ou Word, ferramenta para excluir segmento virtual, suporte à texto Unicode.
- Versão X3 (2006): ferramentas de preenchimento interativo, ferramentas de filete, vieira e chanfro, PowerTRACE integrado ao CorelDRAW, laboratório de ajustes de imagem.
- Versão X4 (2008): identificação rápida de fontes, texto espelhado, formatação de texto instantânea, ConceptShare, suporte a arquivos RAW de câmera, camadas independentes de página, criação de tabelas.
- Versão X5 (2010): mais velocidade com suporte ao multi-core, conteúdo mais rico e modelos profissionais, novas ferramentas de aprendizagem com vídeos tutoriais e dicas de especialistas, compatibilidade com mais de 100 novos arquivos, controle de cor e consistência, suporte a animação Flash, opções de saída para impressão, web, sinais digitais e outros melhoramentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário